Vaporização do Útero para Todes! Cis, Trans e Pessoas Não Binárias
“A menstruação, a reprodução e os cuidados com o útero não são exclusivamente ligado ao feminino e a mulheres cisgênero.
Corpos trans menstruam, sentem cólica, engravidam. Para alguns, a instabilidade hormonal advindas desses períodos pode ser um gatilho para acentuar o desconforto com o corpo biológico, mas isso não é uma regra, cada pessoa é única. A vaporização para mim, é uma forma de acalentar o meu corpo para a limpeza energética e física que virá com a menstruação.”
– Texto e desenho de Bárbara Moura.
Recebi este desenho de Bárbara por whatsapp e pedi autorização para postá-lo.
O desenho veio de encontro com a minha disponibilidade em aprender mais sobre a não-binaridade, a transgênia, e com isso, abrir um espaço mais inclusivo nos meus cursos.
Ensaiei um texto sobre inclusão e não binaridade, mas não me senti segura. Pedi para que Ba, que também é terapeuta e conduz um projeto chamado Negres Afetos, escrevesse algumas linhas para acompanhar a postagem.
Tá aí uma coisa essencial que fui aprendendo com os grupos: a importância do lugar de fala.
Podemos apoiar ou lutar por um ideal, mas é preciso dar voz a quem vive na pele a batalha na linha de frente, quebrando conceitos antigos e abrindo novos caminhos.
Ba escreveu um pequeno texto, e me pediu para continuá-lo. Preferi contar essa história, pois o texto e o desenho já falam o bastante sobre paz, sobre respeito, sobre apoio, sobre Ba, sobre mim, sobre tantes de nós.
Sobre sermos muites e estarmos juntes.
Sobre a inclusão amorosa que tanto falamos, mas que nem sempre sabemos como praticar.
Com apoio, escuta e tolerância, aprendamos juntes!
Aysha Almeé