Yoni . Portal da Vida e do Conhecimento

Yoni . Portal da Vida e do Conhecimento

Yoni é uma palavra do Sânscrito que significa “passagem divina”, “lugar de nascimento”, “fonte de vida”, “templo sagrado” e ainda o órgão sexual feminino. É considerado igualmente um símbolo de Shakti (mulher) e da Grande Mãe.

É representado por um triângulo invertido e simboliza também o princípio Feminino, ou o aspecto passivo da natureza. É o portal para a vida onde tudo se originou. É por ela que todos nós viemos ao mundo.

Então, se queremos estabelecer uma conexão profunda com o Feminino, a yoni é o lugar onde devemos começar.

Na poesia do amor taoísta, termos como “lótus de ouro”, “portões do paraíso”, “pérola preciosa”, “tesouro” são usados para descrever a yoni.

YONI PUJA – O CULTO À YONI

Na Índia antiga, havia um ritual de culto à Yoni.
Mas creio que um pré-requisito importante para adorar essa parte linda do corpo feminino é a purificação da mente de idéias preconceituosas, da vergonha e da culpa que a maioria das mulheres carrega.

No caso dos homens, reconhecer o potencial divino da sua companheira e entrar neste portal com respeito, como um hóspede convidado ao deleite e elevação.

Reconhecer a yoni como parte sagrada já é uma reverência diante do mistério do Universo, de Shakti, da Mãe Divina.

Yoni é um local de poder, de meditação, de sacralidade, de prazer e de grande despertar espiritual.
Reconhecer e adorar a Yoni não é mistificar a vagina. É simplesmente acessar o seu lugar de cura, para si e para o outro.

 

 

Tradução livre de Aysha Almeé de trechos do livro: Yoni Tantra – Yoga Niketan